10/10/2015

Battle Royale I : Survival Program [Filme]


Yo minna-san, como vão? Hoje vim falar sobre o filme Battle Royale I : Survival Program/Batoru rowaiaru um filme que assisti a muito tempo, se não me engano em 2012, mas só tive a oportunidade de obter o DVD essa semana. Sendo assim decidi falar sobre o filme, que é baseado no livro homônimo de Koushun Takami publicado em 1999 (meu queridinho livro). O filme foi lançado em 16 de dezembro de 2000 no Japão com o título Batoru rowaiaru, mas só chegou ao Brasil sete anos depois. Que foi lançado em DVD pela Visual Filmes em 2007 e ganhou o nome de Batalha Real. O livro Battle Royale fez tanto sucesso no Japão que ganhou dois filmes e uma série em mangá (gibi japonês), mas isto já é assunto para outra postagem. 

O filme conta a história de uma lei criada para controlar e intimidar a nova geração de rebeldes, a nova nação, os jovens. Que causam problemas com delinquência e a evasão escolar, assim o governo aprova o Ato BR, um um programa de sobrevivência impiedoso que seleciona a classe do ex-professor Kitano, com 42 estudantes, e os manda para uma ilha deserta. O jogo dura exatamente 3 dias, dentro desses três dias pode haver somente um vencedor, um sobrevivente ou caso ao contrario...todos são mortos. Esse é o resumo da história. 


Mas você seria capaz de matar seu melhor amigo? Pois bem alguns alunos do 9° ano B, sim. Porém um aluno chamado Nanahara decide não se render ao jogo e proteger sua amiga. Os alunos da do 9º ano B, recebem regras e um kit de sobrevivência (mochila com uma arma aleatória para cada).

Diferenças do livro/Mangá para o filme: (Leves Spoiles mais não prejudiciais para quem não viu ou sabe quem é os personagens).

Como toda adaptação nada é exatamente igual. Battle Royale I teve mudanças severas na história como trocas de nomes de alguns personagens, perfis modificados que acabou sendo mal explorados, o verdadeiro vilão não é o vilão real. Mudança nas mortes de alguns personagens como o Yuichiro Takiguchi (que no livro e no mangá foi uma das mortes mais tristes), outra mudança forte na tragetoria foi Mitsuko Souma ter matado Yoshimi e seu namorado Yoji Kuramoto, antes de matar Megumi, enquanto no mangá só matou Megumi e outros trocadinhos da ordem das mortes.


Minha opinião sobre o filme: 

Apesar de gostar muito da história do mangá ser meu queridinho e ter lido o livro a pouco tempo e já ter o adotado como um dos meu favoritos, o filme deixou muito a desejar... Não pela história mais pelas atuações superficiais e canastronas fazendo o filme parecer mais uma comédia do que um filme de ação é suspense. Cenas exageradas e outras sem nem uma explicação, como a da morte do Yuichiro Takiguchi e seu amigo mortos nus... e X personagem saindo do local. (Ein? Cadê a explicação?) Cenas de lutas muito forçadas...ate entendo que não usaram dubles para nem um dos atores, porém o potenciam deles já naquela época ia muito além do que mostrou no filme. (Sei disso pois sou fã de muito dos atores que participaram do filme e já vi trabalhos anteriores deles). Acho que a cena de ação mais aceitável que eu vi em todo o filme foi da Takako Chigusa (Chiaki Kuriyama). Disponibilizei o filme para ver online lá no Onegai PT, quem quiser assistir é só dar uma clicadinha lá. Acesse aqui.

15 comentários:

  1. Amo o mangá de BR é magnifico. <3 Eu assisti o filme é bem legal também. Amei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mangá é maravilhoso. Sim o filme é muito legal, apesar de algumas cosinhas terem ficado a desejar, eu gostei mais do segundo filme apesar do foco da história ser mais fraca.

      Excluir
  2. Eu acabei de ver o filme, mas gente que quantidade de sangue tem nesse filme. É muito sangue!! Gostei muito da historia, também concordo que as encenações foram forçadas mais ignorando isso é um otimo filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs sim tem bastante sangue, apesar de achar um pouco exagerado ate de mais que em algumas partes se tornou meio cômico. Mas a história é incrível, se gostou aconselho ler o livro ou o mangá.

      Excluir
  3. Esse filme é de mais!!!! Gosto muito do mangá BR. Amei a postagem. Bem que você poderia fazer uma resenha do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto bastante do mangá. Claro irei fazer sim a resenha do livro.

      Excluir
  4. BR acho que maioria dos leitores de mangá de ação amam o BR, eu sempre tive curiosidade de ver o segundo, nunca encontrei algum lugar para ver. O primeiro eu gostei bastante apesar de achar que podiam ter melhorado algumas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs É verdade venho a concorda com você. O segundo realmente é difícil de achar, eu consegui acha-lo em um site russo e tive ainda que mexer na legenda para sincronizar pois não estava no mesmo tempo... se desejar eu posso lhe enviar o filme, é só me contacta pelo facebook ou pelas ask. :3

      Excluir
  5. Eu nunca assisti o filme apenas li o mangá qual é um dos meus favoritos, porém fiquei curioso para ver o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se assistir espero que goste, mas não vá com grandes expectativas como do mangá ou livro.

      Excluir
  6. BR é simplesmente divino! Realmente o filme deixou a desejar algumas coisas, mas continua sendo meu favorito.

    ResponderExcluir
  7. Eu vi o filme ano passado, achei a história muito legal! Mas achei o filme meio clichê, como você disse as cenas são exageradas... e anormais... e o livro e o mangá não é assim. Nunca vi a pessoa ser metralhada duas vezes e não morrer ou pelo menos cair na hora.... isso e outras coisas estragou o filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Sim foi bem estranho isso, eu praticamente assisti as mortes com a mão na testa.

      Excluir
  8. Wendy-chwan, olá!!
    Finalmente venho comentar aqui, aleluia! Demorei um pouco poque queria deixar algo exatamente nessa postagem e, quando vi um segunda parte dela me senti na obrigação de comentar de uma vez. Bem, o que dizer? Eu não me arrependo de nada em relação a Battle Royale, foi uma ótima ideia ter pedido o livro de aniversário, li poucas partes do mangá e, embora a arte me deixe um tanto desgostosa adorei o final dela, me satisfez mais que o do livro. Tinha uma curiosidade imensa de assistir ao filme, afinal, já conheço o livro e o mangá, só falta os filmes, não é mesmo? Mas bem que eu temia essas "coisinhas chatas" que mencionou, já assisti a alguns filmes asiáticos beem toscos e outros muito bem feitos... acho que o meu único anseio em assistir ao filme é pela Takako e a atriz que a interpreta, pois gosto muito dela!!

    Enfim, gostei do que li e espero algum dia poder assistir ao filme.
    Beijos Wendy <3

    ResponderExcluir

Postagens indicas do rodape

Toda semana às 17h um velho de máscara amarela aparece em um parque infantil e conta histórias de fantasmas baseadas em mitos e lendas urbanas de origem ...
Diferente do primeiro filme qual a história se concentrou em Louis, esse se concentrou em Lestat. Mostra um pouco de seu passado de como foi transformado em vampiro, suas ambições...
m dos grandes pontos da série para mim, foi a maravilhosa escolha dos atores. Todos casaram perfeitamente em seus papeis, inclusive Janet Montgomery...
Acredito que maior parte dos escritores tem aquele pensamento e dúvidas sobre a capa de seu livro, afinal muitas vezes não podemos usar imagens...
Hola, meu nome é Andrea Alark, tenho 22 anos criei esse blog para me expressar e me descobrir. Aqui falo um pouco sobre livros, mangás, animes, filmes e coisas que vi aprendi. A vida é cheia de aventuras e espero que possam gostar das que vou compartilhar aqui.
Pop Star