03/10/2015

Lendas e Contos Coreanos: Gumiho


Yo minna-san, como vão todos? Espero que bem. Hoje decidi postar sobre algo que gosto muito "lendas", amo ouvir e contar lendas. Sabemos que todo país é rico em lendas, cada um tendo o seu perfil únicos, porém as asiáticas é onde estão as minhas favoritas e que mais chamam a minha atenção, depois conto porque. De todas entre elas a minha favorita é a Gumiho (Lenda Coreana), Huli Jing (Lenda Chinesa) ou Kitsune (Lenda Japonesa), que na nossa língua significa Raposa de Nove Caudas.  Apesar de ter o mesmo nome e a mesma forma a as histórias terem fortes ligações, em cada país e visto de uma forma diferente. rs Mas hoje vou falar apenas na visão Coreana a Gumiho.

O que é um Gumiho?
O Gumiho (구미호 / 구 "gu" - nove) que se pronuncia em coreano: "kumiho", em seu termo literal, significa "raposa nove caudas". É uma criatura que aparece em contos orais e nas lendas da Coréia e de acordo com esses contos, trata-se de uma raposa que já viveu mil anos e então se transforma em um Gumiho, como lendas semelhantes entre os japoneses e chineses. Em algumas histórias dizem ser uma raposa comum que por ser muito astuta viveu vários anos e se transformou e em outras dizem ser uma raposa diferente que nasce com poderes, e conforme mais anos de vida possuem mais poderes possuem.  Existem vários contos sobre Gumiho, mas em sua maioria é uma raposa que pode mudar livremente de forma, torna-se até mesmo uma bela moça. Muitas vezes para seduzir os homens e comer o seu fígado ou coração (dependendo da legenda). Há numerosos contos em que o kumiho aparece, muitos dos quais podem ser encontrados no compêndio enciclopédico de Literatura Oral coreano (한국 구비 문학 대계).

Origem e Lendas:
A lenda Coreana em geral é muito semelhando ao "Huli Jing" e ao "Kitsune". Todas falam de uma raposa com grande longevidade, ou a acumulação de energia que lhe dão mais poderes, que muda de forma e etc... Porém "Huli ou Jing" e "Kitsune" são descritos frequentemente com boas ou más, diferente da Gumiho que é quase sempre tratado como uma figura maligna, havendo raras exerções quando se trata de meios Gumiho. Não se sabe ao certo porque os coreanos começaram a ver o Gumiho como uma criatura má, já que muitos textos antigos mencionam Gumiho benevolente ajudando os seres humanos e até mesmo, fazem menções de humanos perversos que enganam ingênuos Gumihos.

 K-drama: My Girlfriend is a Gumiho

Na literatura mais tarde, Gumiho foram muitas vezes descrito como um sanguinário meia-raposa ou meio-humanos, que vagavam pelos cemitérios à noite em busca de corações ou figados de recém humanos mortos. Na maioria das lendas afirma que enquanto um Gumiho altera sua aparência ainda há algo de raposa nele, seja alguma feição de raposa, orelhas, alguma cauda. Por isso não podiam viver com a aparência de humano por muito tempo, pois podiam ser descobertos.


Meio Gumiho:
Existe contos que falam sobre meia-raposa ou meio-humano dependendo de qual mais parecer. Mesmo que seja meio raposa também possui as habilidades de uma, incluindo a longevidade, acumular energia, poderes e etc... e tem a capacidade de se misturar melhor entre os humanos. E em alguns contos mencionam de terem mais dificuldade de se alimentarem, por terem ligação humana, os levando assim a caçar alimento em cemitérios de recém mortos.

Gumiho que querem ser humanos:
Em algumas lendas contam que mesmo com toda longavidade, alguns Gumihos se encantavam pelos seres humanos querendo se tornar um. Outros queriam se tornar ser humano para não serem mais caçados ou mortos, ou simplesmente porque se apaixonou por um humano (que fofo). Então nessas mesmas lendas havia menções de como fazer para se tornar um humano.

1 - Em alguns contos dizem que se um Gumiho se abstém de matar e comer os seres humanos por mil dias, pode se tornar humano.

-  Dizem que pode se tornar humano se o homem que viu sua verdadeira natureza,  guardar isso consigo em segredo por 10 anos. (Isso também é mencionado no drama "Kumiho: Tale of the Fox's Child")

-  Se um Gumiho comer uma quantidade total de 1000 fígados de homens em um período de 1000 anos, pode se tornar um humano. Caso não consiga, será dissolvido em bolhas.  Então assim que começa a fazer isso não tem como voltar a atrás. (Isso também é mencionado no drama "The Thousandth Man")

4 - Um Gumiho pode alterar seu estado Yokwe "monstro" e tornar-se permanentemente humano, perdendo seu caráter maligno. (Mais informações abaixo)

Há sempre variações sobre o mito, dependendo das liberdades que cada história tem com a lenda. Uma versão da mitologia, no entanto, afirma que com bastante vontade, um Gumiho poderia alterar seu estado yokwe (monstro) e tornar-se permanentemente humano e perder seu caráter maligno. Explicações de como isso poderia ser conseguido variam, mas às vezes incluem aspectos como abster-se de matar ou de degustar carne por mil dias, ou a obtenção de um Cintamani (equivalente a pedra filosofal na cultura budista e hinduista) e certificando-se de que o Yeoiju (Dragão Coreano) viu a lua cheia, pelo menos mensalmente, durante o calvário. Ao contrário dos dragões, Kumihos não foram pensados para serem capazes de onipotência ou criação à vontade desde que eram criaturas inferiores. (Paragrafo retirado do Blog da Stsuki)

É isso espero que tenham gostado da postagem. Desculpem pelo tamanho, rs créditos ao Blog da Stiki e ao Asiatics Lovers

10 comentários:

Postagens indicas do rodape

Toda semana às 17h um velho de máscara amarela aparece em um parque infantil e conta histórias de fantasmas baseadas em mitos e lendas urbanas de origem ...
Diferente do primeiro filme qual a história se concentrou em Louis, esse se concentrou em Lestat. Mostra um pouco de seu passado de como foi transformado em vampiro, suas ambições...
m dos grandes pontos da série para mim, foi a maravilhosa escolha dos atores. Todos casaram perfeitamente em seus papeis, inclusive Janet Montgomery...
Acredito que maior parte dos escritores tem aquele pensamento e dúvidas sobre a capa de seu livro, afinal muitas vezes não podemos usar imagens...
Hola, meu nome é Andrea Alark, tenho 22 anos criei esse blog para me expressar e me descobrir. Aqui falo um pouco sobre livros, mangás, animes, filmes e coisas que vi aprendi. A vida é cheia de aventuras e espero que possam gostar das que vou compartilhar aqui.
Pop Star