A Peculiar

20/03/2018

Resenha: A Polegarzinha, Hans Christian Andersen


Nesse vasto mundo existe milhares de livros, alguns bons, outros ruins, outros com histórias memoráveis. E com tantas variedades de livros sendo lançados todos os dias, acabamos esquecendo que existe histórias antigas que valem muito a pena serem lidos, com seu jeitinho simples e magico de ser. E é aqui que incluo a famosa e clássica história de A Polegarzinha, um conto de Hans Christian Andersen. Também conhecido como A princesa Thumbelina. A Polegarzinha (em dinamarquês: Tommelise) é um conto de fadas do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, publicado pela primeira vez em pela C. A. Reitzel em 16  em Dezembro de 1835, em Copenhaga. 

A história conta a vida de uma pequena Polegarzinha que passa por situações desconsertantes e uma grande aventura, com sapos, toupeiras e besouros querendo casar-se com ela, por sua bela voz e simpatia. A jovem consegue evitar a todos os pretendentes, e se apaixona por um príncipe, que também é de pequena estatura. A Polegarzinha é uma criação de Andersen, embora ele se tenha inspirado em contos de pessoas minúsculas como Tom Thumb. O livro foi publicado juntamente com outras seis contos de fadas em 1835, os quais não foram bem recebidas pela crítica dinamarquesa que não gostaram do estilo informal e da sua falta de moral. Um dos críticos, contudo, aplaudiu "Polegarzinha".

A história foi adaptada para televisão e obteve alguns filmes de animação. Para quem não sabe Andersen também é o criador do conto "A princesa e a Ervilha", "O Patinho feio", "O Roxino" e vários outros muito conhecidos. 

O que eu achei do conto? É impossível dizer que é ruim, apesar do estilo simples e singelo carrega aquela inocência e romance leve em cada paragrafo. Então eu amei o conto, apesar de não ser dos meus favoritos, mas sim um dos que mais gosto. Quem tiver interessado em conhecer a história original basta clicar aqui ||Baixar PDF do livro|| assim pode ler em qualquer lugar a hora que desejar. Também é possível encontrar o conto em sites abertos na internet. O PDF também conta com outros contos do escritor Hans. 

Classificação:

Um comentário:

  1. Oi, muito obrigada pelo livro em pdf dos contos de Andersen. Amo o trabalho desse autor maravilhoso.

    ResponderExcluir

▪ Leu a postagem e gostou? Deixe um comentário feliz.
▪ Não use palavras de baixo escalão.
▪ Comentários de mau gosto, não serão publicados.
▪ Quer afiliação? Pode pedir por aqui mesmo.
▪ Aceito pedido de postagens.
▪ Não peça "seguindo, segue de volta?", deixe o link de seu blog. Eu irei visitar se eu gostar eu seguirei.