03/10/2015

O Doador de Memórias, Lois Lowry [Livro Resenha]


Olá anjinhos, como estão? Hoje trago uma resenha de um livro que um tanto me interessou. Assim que começou boatos sobre ele o procurei para ler, foi difícil acha-lo na época. Porém o encontrei a onde menos esperava em uma lojinha perto da minha casa por um preço bem simpático. Ouve muitas pessoas que não gostaram o achando chato e sem sentido, mas ele chamou muito minha atenção e tem um sentido basta pensar de forma simples. Desde o livro A Cabana não achei  mas livros que me fizessem refletir sobre muitas coisas. Sendo assim decidi trazer a resenha dele de um dos livros que não vou esquecer nunca sua história e simplicidade. ~~~~ <3

Resenha: Para ser sincera era um gênero qual me dava um pouco de medo e receio de não gostar. O livro foi escrito por Lois Lowry, ganhadora de vários prêmios. Lançado em 1993 nos Estados Unidos, O Doador — agora O Doador de Memórias — ganha mais uma edição e é o primeiro volume de uma saga de quatro volumes que já ganhou milhares de leitores pelo mundo, entre alguns famosos fizeram parte do elenco do filme.Lois Lowry constrói um mundo que aparentemente parece ideal, onde não existe dor, fome, desigualdade, guerra ou qualquer coisa que cause incomodo ou conflito. Por outro lado não existe amor, alegria, afeto ou desejos. Em uma pequena comunidade vive habitantes quais estão satisfeitos com suas vidas pacatas, ordenadas e estáveis, conhecem apenas o presente; todo passado foram apagados de suas mentes. Nesta comunidade existe apenas uma única pessoa encarregada de guardar memórias do passado, essa pessoa é conhecida como Guardião, seu objetivo é proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Nesse mundo todas as crianças com 12 anos são designadas a uma profissão qual seguira a única à seguir, mas Jonas não imagina o que o aguarda pela frente, pois gosta de várias coisas, mas não possui preferência por nenhuma específica. Para sua surpresa, ele é escolhido como Recebedor de Memórias um cargo de honra em sua comunidade, Jonas é avisado que precisará passar por um difícil treinamento, que e que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Guardião agora Doador, Jonas descobre um universo qual nunca imaginou e que lhe fora roubado. Quanto mais o tempo passa mais Jonas vê a terrível realidade por trás daquela utopia qual conhecerá viveu por tanto tempo.

Minha Opinião:  Faz tempo que não lia um livro que realmente me surpreende-se. Do inicio ao fim prendeu minha atenção, é um livro que vale a pena ler. Apesar do livro ser infanto-juvenil, recomendo independente da idade, apesar de curtinho, o livro é realmente profundo. Esse livro nos leva a refletir o que seria melhor; uma sociedade igual e sem sofrimento, porém sem todo um passado que nós oferece conhecimento mais também dor, sentimentos de amor que as vezes nos trazem tristeza é perca ou uma sociedade como conhecemos, cheia de memórias, escolhas e livre. Algo que achei legal no livro é sua simplicidade, realmente é difícil encontrar um livro que traga em palavras simples e uma historia simples que ofereça muito, pois fazer um livro simples e ao mesmo tempo assustador é algo muito raro e complicado. Só encontrei um ponto negativo o livro é fininho. Agora minha opinião sobre o final do livro, é que realmente não sei se gostei ou não e acho que ele deu essa reação em muitas pessoas. Mas também não me decepcionou, mas me deixou com gostinho de querer continuar.
Titulo: O Doador de Memórias Original: The Giver Literatura: Estrangeira
Minha Nota:
Páginas: 192 Lançamento: 2014 Genero: Ficção científica, Fantasia, Drama, Ação

16 comentários:

  1. Na primeira vez que eu li não entendi muito e fiquei chatiada pelo final inesperado, mas depois que reli vi com outros olhos e acabei me encantando, sabe?

    ResponderExcluir
  2. É o meu livro favorito! <3 Amo o desenrolar da história e como é em terceira pessoa e tão bom de ler. Amo! Amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim é muito gostoso e agradável de ler. Ele também é um dos meus favoritos.

      Excluir
    2. Mais uma vez eu digo resenha maravilhosa!!! Dricéa eu queria fazer um pedido de resenha eu posso? Bom sei que gosta de animes e mangás então queria que pudesse fazer uma resenha mesmo que apenas de um desses que irei sitar:

      Alice Heart (Mangá), Usagi Drop (Mangá), Tort Cafe (Mangá), No6 (Mangá), 5 centimetros por segundo (one shot), BATTLE ROYALE-Angels' Border, No6 livro.

      Eu queria muito ver uma resenha deles, porém não encontro nem um.

      Excluir
    3. Hihi a listinha é meio extensa e fica difícil postar todos eles, ate porque gosto de estar com o material nas mãos para fazer a resenha, mas com certeza irei a tender seu pedido e só esperar um poquinho.

      Excluir
  3. Gostei muito do filme rs, nunca li o livro. Mas está na minha lista de desejos literários. Gostei muito de sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei tanto do seu jeitinho e de sua resenha. Gostaria de fazer um pedido? Pode fazer a resenha do livro "A Menina Submersa: Memórias"? Ficaria grata!

      Excluir
    2. Claro! Faço sim. Só me da alguns dias para poder comprar e lelo, e logo mais farei a resenha aqui. <3 Muito obrigada por gostar da minha resenha, e pelo pedido.

      Excluir
  4. Esse livro é muito bom, simples é bom. Eu gosto dele por ser na terceira pessoa o que é raro hoje em dia.

    ResponderExcluir
  5. É um dos meus favoritos, é um livro meio complexo realmente por isso alguns tem dificuldade compreender. O ritmo da história é calmo, digamos ate meio parado mais mesmo sendo parado quando vamos perceber já estamos quase no final do livro, pois a forma que segue a história não é exaustivo pelo ao contrario agente vai na onda de cada folha. Foi um dos livros melhores que já li, eu gostei muito da resenha, pois penso da mesma forma.

    webunny.blogspot.com (Bunny Crazy)

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é perfeito!!! Achei que podiam ter feito outra versão dele com a capa original.

    ResponderExcluir

Postagens indicas do rodape

Toda semana às 17h um velho de máscara amarela aparece em um parque infantil e conta histórias de fantasmas baseadas em mitos e lendas urbanas de origem ...
Diferente do primeiro filme qual a história se concentrou em Louis, esse se concentrou em Lestat. Mostra um pouco de seu passado de como foi transformado em vampiro, suas ambições...
m dos grandes pontos da série para mim, foi a maravilhosa escolha dos atores. Todos casaram perfeitamente em seus papeis, inclusive Janet Montgomery...
Acredito que maior parte dos escritores tem aquele pensamento e dúvidas sobre a capa de seu livro, afinal muitas vezes não podemos usar imagens...
Hola, meu nome é Andrea Alark, tenho 22 anos criei esse blog para me expressar e me descobrir. Aqui falo um pouco sobre livros, mangás, animes, filmes e coisas que vi aprendi. A vida é cheia de aventuras e espero que possam gostar das que vou compartilhar aqui.
Pop Star