Anime/ Mangá Yaoi Super Lovers
Yaoi e um gênero de publicação que tem o romance "relações" entre homossexuais, entre dois homens. Que tem geralmente o público feminino como alvo. O termo se originou no Japão, inclusive em mangás,anime novelas e dojinshis. No Japão esse termo "gênero" e chamado de "Boy's Love", ou facilitando as coisas "BL", e também "yaoi" que e mais usado por fãs e outros... no ocidente e orientais pelo mundo. No verdadeira língua japonesa ( japonês original ), todas as três vogais são ditadas "pronunciadas" separadamente. Embora, frequente ente escutando com apenas duas sílabas,IPA: [iaoi]. Assim, pronúncia mais correta na língua portuguesa é /ya-ô-i: ou "iaoí" (pronunciando-se a última vogal mais longa).
Significado:
As letras em inglês formam o acrônimo da frase (yama nashi, ochi nashi, imi nashi), que é traduzido para o português como “Sem clímax, sem resolução, sem significado”, ou como a frase de efeito “Sem pico, sem ponto, sem problema.”, apesar do termo não ser usado dessa maneira. O termo parece ter sido originalmente usado no Japão por acaso por volta de 1970 para descrever dōjinshis que continham uma paródia bizarra e brincalhona. Apesar disso, o termo acabou por se tornar referente apenas ao material de relações homossexuais explícitas entre dois homens. Yaoi não é um termo comum na cultura japonesa; é específica para a subcultura otaku.
As primeiras historias yaoi surgiram:
Em meados dos anos 80, e eram paródias divertidas feitas em cima de personagens famosas de animes e mangás tipo Cavaleiro do Zodíaco. Sabe aqueles garotos muito machos que passavam o mangás ou o anime todo correndo atrás de seus objetivos, sem dar a mínima para aquela menina capaz de fazer tudo pôr ele, mais que sempre estavam dispostos a se sacrificar pelos seus amigos do peito? Pois é , eram exatamente esses sujeitos os mais propensos a estrelar os primeiros mangás yaoi. Só que esse tipo de historia , protagonizada por um casal de garotos que se amam, invadiu o mangá mainstream e hoje temos um numero grande de revistas, tanto para adolescentes quanto para mulheres adultas,com historias yaio. Mesmo revistas tradicionais.
QUAIS OS FATORES QUE DEFINEM O YAOI ?
Há três fatores que estão presentes nos trabalhos yaoi e que podem ajudar a explicar seu sucesso no Japão: a beleza andrógina, personagens que trazem em si características psicologias masculinas e femininas; e a presença de dois tipo básicos de personagens : o uke e o seme. Nenhum deles se garante sozinho,mais juntos podem nos dar indícios de como a coisa realmente acontece. O ideal de beleza andrógina não foi inventada pelas mangakás, ela simplesmente existe dentro da cultura japonesa. Lá o belo esta associado á delicadeza, ao equilíbrio, as coisas pequenas, aparentemente frágeis .O bishounen (rapaz bonito)já parecia atraente, tanto aos homens quanto as mulheres, desde muito ,muito tempo .Aliais, mesmo em produções shonen. Quando o assunto é shojo,esse ideal de beleza é elevado ao extremo. A outra característica do yaoi muito marcante é a presença de personagens complementares: o uke e o seme . O primeiro vem do verbo ukeru, receber, e o segundo vem do verbo semeru, atacar. Em uma historia yaio padrão existe sempre o seme, que é mais alto, forte, e determinado e que toma de assalto- muitas vezes usando de violência – o uke, que seria o menor, mais delicado, submisso ate, e profundamente apaixonado. De qualquer forma essa ideia funciona como cânone dentro dos mangás. Assim em todos as casais deve haver diferença de altura.
OBS: Existe muitos fã artes e Fanfics que criam histórias de yaoi com personagens originalmente não sendo de tal gênero.
OBS: Existe muitos fã artes e Fanfics que criam histórias de yaoi com personagens originalmente não sendo de tal gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário