02/07/2018

O que é Emo?


Apesar de "Emo" ser um gênero musical ele também é usado como estilo de cultura e vestimenta. A cultura emo entrou na cultura popular no início da década de 2000 com o sucesso de Jimmy Eat World e Dashboard Confessional e da emergência do subgênero "Screamo". Nos últimos anos, o "emo" tem sido aplicado por críticos e jornalistas para uma variedade de artistas, incluindo as bandas com grande popularidade e actos premiados, e grupos com diferentes estilos e sons, especialmente o Pop punk de Simple Plan, Good Charlotte, Fall Out Boy, Panic! at the Disco e vários outros, fugindo à tradicional definição de 'Hardcore punk emocional' e seus derivados diretos (como foi o caso da maioria dos grupos classificados como Emo antes do Século XXI).


My Chemical Romance, Coheed and Cambria, Thursday, Matchbook Romance e Saosin são exemplos de bandas relativamente modernas com influências – desconsideráveis a parcas, moderadas dependendo do álbum – do que era Emo nos anos 90 e do que era Post-hardcore nos anos 80, e que atingiram considerável popularidade. Ao contrário do que se pensa no senso-comum, o gênero musical Emo não está "morto", ao menos nos Estados Unidos, com várias bandas mainstream de emo-pop e seus fãs ainda sendo ativos — isso sem falar nas bandas indie emo (uma das formas mais puristas, tradicionais, do gênero) de pequena popularidade que continuam a surgir na cena underground do dito país até hoje, na década de 2010. Entretanto, a subcultura Emo dos anos 2000 bem como vestuário e estereótipos emocionais a ela associados saíram de moda no começo da década de 2010. No Brasil o estilo chegou em meados de 2003 na cidade de São Paulo, se popularizando pelo resto do país principalmente principalmente em cidades grandes.

Os gêneros musicais ouvidos eram Hardcore punk,  Post-hardcore e os subsequentes eram Indie rock, Pop punk. Underground nos Estados Unidos durante as décadas de 1980 e 1990, e grande popularidade do Emo-pop nos anos 2000. Os subgêneros sem influências do Pop punk estão mais underground do que eram nos anos 1990.

Devido ao surgimento e ascensão mainstream de bandas de 'emo-pop', supostamente de qualidade musical questionável segundo certos grupos de fãs de outros gêneros de Rock, os mesmos associam os fãs de Emo a depressivos de orientação sexual questionável (o que segundo eles é um motivo para as manifestações de ódio) e os fãs de Emo, especialmente aqueles que seguem estereótipos de moda e comportamento, podem sofrer agressões verbais, em alguns casos até mesmo agressões físicas. Um grande exemplo disso são filmes adolescente e até mesmo desenhos que mostra claramente agressão física.


A reação quanto à suposta subcultura emo e suas bandas cresceu no Brasil mais rapidamente que o gênero musical Emo, que até hoje nunca emergiu da cena underground, ao contrário das notavelmente famosas bandas de Pop punk rotuladas como Emo e da subcultura que imagina-se como um estereótipo dos fãs de Emo. Como o Brasil é um dos países campeões mundiais em homofobia, o ódio às citadas bandas e subcultura se tornou um grande alvo de polêmica da sociedade, que em sua maioria passou a concordar com os grupos antiEmo .

O estilo variava muito na visão dos país e educadores, enquanto alguns viam apenas como uma fase rebelde,  alguns curtiam o visual dos filhos apesar de estarem atentos, outros já viam como algo satanista, enquanto outros ficavam preocupados já que as músicas eram carregadas de conteúdo depressivo, indução as drogas e algumas a suicido. A maior taxa de entrada em hospitais por corte em pulsos eram jovens que haviam adentrado no gênero "emo". Mas os índices de entrada em hospitais por tentativa de suicídio sempre foram jovens, mas precisavam arrumar algum culpado. [Assim como aconteceu com o cantor Marilyn Manson, quando aconteceu o massacre na escola Columbine, depositaram a culpa no artista. Pois os assassinos usavam capa e curtiam as músicas do cantor.] Mas em toda história do humanidade sempre tem que existir um culpado, seja jogos, música, filme... e por ai vai. 

Devo deixar claro que não existia somente um estilo de emo. Apesar de todos curtirem o mesmo gênero musical e forma de pensar. O estilo se dividia em ramificações, alguns mais góticos, outros mais fofos, alguns mais nature, claro que existia um nome que os diferenciava.  Para isso basta clicar bem aqui [Estilo e tipos de emo]. Era bem comum pessoas postarem fotos de perfil para fake, algumas sendo bastante conhecidas na época do Orkut e MSN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens indicas do rodape

Toda semana às 17h um velho de máscara amarela aparece em um parque infantil e conta histórias de fantasmas baseadas em mitos e lendas urbanas de origem ...
Diferente do primeiro filme qual a história se concentrou em Louis, esse se concentrou em Lestat. Mostra um pouco de seu passado de como foi transformado em vampiro, suas ambições...
m dos grandes pontos da série para mim, foi a maravilhosa escolha dos atores. Todos casaram perfeitamente em seus papeis, inclusive Janet Montgomery...
Acredito que maior parte dos escritores tem aquele pensamento e dúvidas sobre a capa de seu livro, afinal muitas vezes não podemos usar imagens...
Hola, meu nome é Andrea Alark, tenho 22 anos criei esse blog para me expressar e me descobrir. Aqui falo um pouco sobre livros, mangás, animes, filmes e coisas que vi aprendi. A vida é cheia de aventuras e espero que possam gostar das que vou compartilhar aqui.
Pop Star